segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pesquisadores em Monsarás

Olá Internauta!


     Estiveram no período de 06 a 18 de julho de 2011 os pesquisadores Mauro Alamar e Wagner Lucas, alunos Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté (UNITAU – SP). Eles estão pesquizando junto e com apoio da comunidade, formas de conduzir sustentávelmente a produção de abacaxi e pescado em nossa região. Abaixo descrevo especificamente os dois projetos de pesquisa em curso aqui na vila.

O título do projeto de pesquisa de mestrado do Sr. Mauro Alamar é o seguinte: “PRÁTICAS DE MANEJO DO ABACAXI E DE SEUS IMPACTOS NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA, ILHA DE MARAJÓ, PA: ESTUDO DE CASO DO DISTRITO DE MONSARÁS”, o objetivo principal deste projeto é Identificar os fatores que limitam o aprimoramento das práticas de manejo do abacaxi no Distrito de Monsarás na Ilha de Marajó e a redução dos impactos das atividades produtivas sobre o meio ambiente.

Pesquisador Mauro Alamar com um abacaxi da variedade Pérola.

Já o título do trabalho do Sr. Wagner Lucas é “A PESCA ARTESANAL NO DISTRITO DE MONSARÁS, OS PROGRAMAS DE INCENTIVO E A SUSTENTABILIDADE” e tem como finalidade, descrever a cadeia produtiva da pesca no Distrito de Monsarás e identificar os principais fatores que interferem na sustentabilidade da pesca na região.

Pesquisador Wagner Lucas entrevistando pescadores da região.

Estes pesquisadores aproveitam a oportunidade neste blog para agradecer a comunidade de Monsarás pela receptividade e contribuição para ambas as pesquisas.

Também, por esta oportunidade, agradeço a eles (o amigo Mauro Alamar e Wagner Lucas) pela contribuição construtiva destas informações aqui postadas e também pelas fotos aéreas atualizadas que posteiormente colocarei no álbum aqui do blog, para enriquecer ainda mais esta ferramente de divulgação das belezas naturais e as informações sociais deste lugar tão bonito aqui na Ilha do Marajó. Obrigado mesmo!

Sem mais,

MLameira.

2 comentários:

MAURO ALAMAR disse...

Obrigado por você divulgar nossos trabalhos de pesquisa, atitude como a sua sem dúvida irá ajudar a divulgar cada vez mais o Distrito de Monsarás. Abraços

Cirlene disse...

Esses trabalhos,são de extrema importância para o desenvolvimento da Vila de Monsarás,eles vem para ressaltar o potencial que essa pequena Vila pode proporcionar.Forte abraço!!