quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A natureza continua sendo muito generosa com os marajoaras.

Olá galera,


Estou registrando aqui o balanço parcial dos benefícios naturais aos quais os marajoaras estão passando nesta semana, principalmente o morador desta vila turística, mas que ainda não se descobriu como tal.

Nesta semana, além da abundância do nosso fruto preferido dos paraenses, falo do açaí, que comparece com fartura, em sua grande safra, também registro aqui a fartura de pescado dos mais variados tipos aos quais todos os pescadores têm a graça de extrair nesta época. Esse ano, com a graça de DEUS, está bem farto de pescado. E também a surpreendente captura, através dos tradicionais currais de cipó, do peixe da espécie xaréu, que tem um biótipo amarelo esverdeado é considerado por muitos como um dos peixes mais fortes de águas costeiras e que podem pesar ao redor de 50 kg, a média é de 7 a 15 kg. Nessa época do ano ele avança do mar para os rios e baías que desemborcam no oceano atlântico para se alimentar. A vila de Monsarás está situada na Baía do Marajó, ao qual é passível de encontrar, nas águas que banham a vila, várias espécies de peixes marinhos. Assim encontramos o xaréu, que nada em cardumes bem grandes e próximos da praia pra se alimentar de peixes menores, como a pratiqueira , local onde se encontra as instalações dos currais, capturando, só numa etapa de baixa-mar, centenas de peixes. Um pescador artesanal chega a capturar, nos currais, por volta de 1 tonelada de peixe, dependendo do tamanho do curral.


Nesta semana registramos aqui nos currais de alguns pescadores, cerca de 3,5 toneladas de xaréu capturados naturalmente, sem algum esforço mecânico, através dessas armadilhas. Alguns pescadores, agraciados com está bênção divina, compartilha a pescaria com diversas famílias da vila. Que bom, que se encontram pessoas que ajudam outras!



A natureza não para por ai, vemos na praia de Monsarás, uma grande variedades de pássaros nativos da região, mariscando sobre grandes cardumes de peixes pequenos, reunindo e deixando a paisagem digna da fauna da Ilha do Marajó, e o destaque são de revoadas de garças e mergulhões em bando na beira da praia.



Show da natureza local.



É isso ai! “A mãe natureza, tão bela com é, nesta época do ano está curtindo nosso lugar”.



Sem mais,





MLameira






2 comentários:

misthir@gmail.com disse...

Olá!Monsarás,é um lugar com bastante fartura a natureza com suas obras faz com que as pessoas, admirem mais esse lugar tão exuberante com uma fauna e flora bastante rica.

misthir disse...

Olá!deitar-se na beira da grama é ficar hipnotizado!!olhando essa beleza!!tão pura da mãe natureza.